Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação – ECTI

Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Acre

Esta é a plataforma do Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (ECT&I) do Governo do Estado do Acre, elaborada pela Secretaria de Indústria, Ciência, Tecnologia e Inovação, em que delineia um plano estratégico para o período de 2023 a 2026. Esta Plataforma serve como a bússola que direciona as políticas de ECT&I do Estado, articulando Eixos Estratégicos e Linhas de Ação que guiarão a formulação e execução de programas e projetos, com foco no alcance de políticas públicas que contribuam para a vocação e cultura da inovação em nosso Estado.

O objetivo central do Ecossistema é criar um ambiente que potencialize a competitividade do Acre, promovendo transformações sociais significativas, elevando a qualidade de vida da população e fomentando a prosperidade por meio de inovações em ciência e tecnologia. Para isso, é fundamental desenvolver uma sinergia entre os atores que o integram universidades, empresas, governos e a sociedade civil, bem como um ambiente para estimular a colaboração, a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de soluções inovadoras que atendam às demandas locais e globais.

Nesta plataforma, você encontrará uma variedade de informações e documentos relacionados à Estratégia de ECT&I do Acre. Além disso, terá a oportunidade de participar ativamente, contribuindo para o contínuo planejamento, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas de ECT&I, sob a coordenação da Secretaria de Indústria, Ciência, Tecnologia e Inovação – Seict.

O Marco Lógico da Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia-se com objetivos voltados para a implementação de um novo modelo de desenvolvimento em ECT&I. Esse modelo é sustentado por quatro fatores fundamentais:

Governança;
Ciência, Tecnologia e Inovação
Capital Humando; e
Infraestrutura.

Esses elementos são essenciais para o processo de apropriação, criação e disseminação de inovações, garantindo que o Acre esteja preparado para os desafios e oportunidades do futuro. Ao promover um ecossistema de inovação integrado e colaborativo, o Estado pode não apenas impulsionar sua capacidade de inovação, mas também assegurar um futuro sustentável e próspero para sua população.

MISSÃO

Articular, integrar e fortalecer um ambiente que potencialize a transformação do conhecimento em inovação, fortalecendo a Ciência, a tecnologia contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

VISÃO

Estabelecer e mapear os atores envolvidos no Ecossistema de CT&I, sendo reconhecido dentre os três maiores da região Norte, para estimular a cultura da inovação e a sinergia entre instituições de ensino e pesquisa, empresas, governos e entidades de fomento e investimento.

VALORES

Governança;
Respeito e integridade;
Valorização de competências;
Cooperação;
Inovação e empreendedorismo;
Excelência

PLANO ESTRATÉGICO

Os eixos estratégicos foram elaborados a partir de objetivos e linhas de ação que estimulam as inovações tecnológicas e sociais a partir da participação dos atores e sociedade buscando ampliar a capacidade de promover as condições que favorecem a transformação social, elevação da qualidade de vida, competitividade e prosperidade. Sendo assim, é importante entender que para alcançar o sucesso, as políticas de CT&I relacionadas neste documento estão ligadas diretamente com a continuidade a curto, médio e longo prazos. 


PLANO DE AÇÃO

O Plano de Ação tem como objetivo fortalecer políticas de CT&I em temáticas estratégicas para o Estado do Acre. Estes programas estão detalhados em instituição(ções) executora(s)/financiador(as), com seus respectivos objetivos, metas de gestão e recursos estimados com um alinhamento de políticas públicas voltadas para o crescimento do Estado de Acre e bem-estar social da população, listadas a seguir:

 

Inovar e criar algo novo nem sempre é uma tarefa fácil. Às vezes, transformar o que já temos parece até impossível. Pensando nos desafios que o nosso Estado enfrenta para promover mudanças, apresentamos um Ecossistema de Inovação. Este ambiente reúne diferentes agentes — empresas, universidades, startups, parques tecnológicos, hubs de inovação, governo e órgãos públicos — em uma aliança estratégica. Juntos, eles promovem o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador, superando desafios e aproveitando oportunidades. O objetivo é avançar de forma sustentável, gerando benefícios sociais, econômicos e ambientais.

Governo

Foco na construção de uma abordagem multidisciplinar e transversal que promova a interconexão entre pessoas, instituições e estruturas é fundamental no contexto da globalização e da rápida transformação digital da economia e da sociedade.

Saiba mais

Representante Empresarial

Organizações de representação empresarial: Federações; Associações; Sistema “S”; Outras organizações.

Saiba mais

Infraestrutura

Disponibilizamos um catálogo completo de espaços e estruturas voltados ao desenvolvimento tecnológico, empreendedorismo e educação, seja para eventos, reuniões, capacitações ou projetos inovadores.

Saiba mais

Startups

Empresas e outras iniciativas de atividades econômicas: Empreendedores inovadores; Startups; Empresas JR; Empresas privadas; Empresas públicas.

Saiba mais

ICT's e Centro de pesquisa

ICT’s e Centros Privados de PD&I: Instituições públicas de pesquisa e serviços tecnológicos; Centros e laboratórios de pesquisas e de serviços tecnológicos; ICT privada sem fins lucrativos; Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia; Centros Privados de P&DI.

Saiba mais

Instituições de Ensino

Instituições de ensino superior e técnico-profissional e de divulgação científica: Universidades e outras IES públicas; IE Técnico-profissional; IES Privas (sem fins lucrativos; Autarquias municipais de ensino superior; Instituições de comunicação e difusão científica.

Saiba mais

Ambiente de Inovação

Habitats de Inovação: Parques e polos tecnológicos; Hubs de inovação; Incubadoras; Aceleradoras; Laboratórios abertos; Laboratórios de inovação no setor público (LISP); Coworkings.

Saiba mais

O Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação conectado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

As ODS´s, ou Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, são um conjunto de 17 metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 com o objetivo de guiar ações globais para alcançar um desenvolvimento sustentável até 2030. As ODS abrangem áreas como erradicação da pobreza, promoção da igualdade de gênero, ação contra a mudança climática, educação de qualidade e redução das desigualdades sociais, econômicas e ambientais. As metas foram elaboradas para envolver governos, setor privado, sociedade civil e indivíduos na implementação de ações que promovam um mundo mais justo, próspero e sustentável.

OBJETIVOS DO ECOSSISTEMA

O objetivo de um ecossistema de inovação é apoiar os estágios de desenvolvimento de um empreendimento. E, para que isso ocorra de uma forma harmônica e efetiva, há algumas vertentes principais de atuação. Então, há algumas nomenclaturas que fazem parte desse processo de evolução do Ecossistema.

Pré-incubadora

É um ambiente que oferece suporte a empreendedores para transformar ideias de negócios em empresas formalizadas juridicamente por meio de ferramentas, serviços de consultoria técnica e mercadológica, mentorias, assessorias, cursos e apoio institucional, além de networking e aproximação com entidades financeiras e de investimento.

Incubadora

As incubadoras de empresas são instituições que auxiliam o desenvolvimento de micro e pequenas empresas nascentes ou que estejam em operação, que tenham como principal característica a oferta de produtos e serviços no mercado com significativo grau de inovação. Sendo assim, elas oferecem suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor e facilitam o processo de inovação e acesso a novas tecnologias nos pequenos negócios.

Aceleradora

Caracteriza-se pelo investimento financeiro na empresa para o rápido crescimento de startups, ajudando-as a obter novas rodadas de investimento ou a atingir o ponto de equilíbrio (break even).

Parque Tecnológico

São empreendimentos para a promoção de ciência, tecnologia e inovação. Nesses empreendimentos, concentram-se todos os elementos de um ecossistema de inovação, os quais criam um ambiente favorável à inovação tecnológica. Assim, um parque tecnológico estimula a interação entre as empresas e oferece a oportunidade para elas transformarem pesquisa em produto.

Espaço maker

São locais que apoiam e favorecem os conceitos da fabricação digital e do “faça você mesmo”. Isso possibilita que empreendedores façam seus próprios produtos ou protótipos.

Centro de inovação

Ambiente que abriga e integra diversos elementos de um ecossistema de inovação para acelerar a evolução do ecossistema da região.

Coworking

Coworking é um escritório compartilhado que oferece infraestrutura empresarial completa, no qual profissionais de diferentes áreas trabalham, interagem com outras pessoas e ampliam a rede de contatos. Isso em uma atmosfera agradável, dinâmica e que inspira criatividade e produtividade.

Programas e ações

São iniciativas complementares àquelas realizadas rotineiramente pelos ambientes de inovação para atender a diferentes necessidades, reduzir gargalos e dinamizar as etapas de desenvolvimento empresarial visando ao fortalecimento do ecossistema de inovação.

Protagonismo empresarial

É o comprometimento das empresas e empresários locais no desenvolvimento de ações de fortalecimento do ecossistema de inovação.

Formação de talentos

Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação voltada à formação de recursos humanos, como por exemplo, as universidades, faculdades, institutos federais, centros universitários comunitários.

Inovação

Instituição voltada à pesquisa científica, tecnológica e/ou para o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos inovadores. Por exemplo: universidades, institutos de tecnologia, empresas públicas de pesquisa, fundações.

Legislação de inovação e benefícios

Objetiva o fortalecimento do sistema local de inovação prevendo mecanismos que facilitem a integração entre ICTIs e empresas, a definição de políticas públicas, o incentivo à criação de empreendimentos inovadores, a concessão de incentivos fiscais e econômicos, políticas de atração de empresas inovadoras e tributação diferenciada para a criação e instalação de empresas no município.

Órgão público de inovação

Secretaria, departamento dentro de uma secretaria, instituição municipal, fundação, conselho, superintendência ou agência voltados ao planejamento e aplicação de políticas públicas de ciência, tecnologia, inovação e promoção de negócios inovadores.

Investidor anjo

É a pessoa física, ou um grupo de investidores, que investe com seu capital próprio em startups. Em síntese, os investidores anjos costumam ser profissionais (empresários, executivos e profissionais liberais) experientes, que agregam valor para o empreendedor com conhecimentos, experiência e rede de relacionamentos, além dos recursos financeiros.

Venture capital

É um tipo de investimento na forma de aquisição de participação minoritária em empresas de alto potencial de crescimento, por investidores individuais ou institucionais, com objetivo de ter as ações valorizadas para posterior saída (exits) da operação.

Instituições de fomento

São instituições que disponibilizam linhas especiais de fomento à inovação, reembolsáveis ou não (Finep, BNDES, Bancos de Desenvolvimento Estaduais, Fundações de Amparo à Pesquisa, CNPq e outros).

A Governança é a forma como os diferentes atores e instituições da tríplice hélice (empresas, universidades e o governo) interagem para promover o fortalecimento do ecossistema de inovação.

plugins premium WordPress